Gestão da Resistência Antimicrobiana
Os microrganismos resistentes aos agentes antimicrobianos são considerados uma das ameaças globais mais graves da atualidade para a saúde humana. São responsáveis por uma elevada morbidade e mortalidade, além de serem um fardo económico. Para combater o aumento e proliferação destes microrganismos, temos de tomar diferentes ações com estratégias fiáveis e comprovadas e ferramentas inovadoras. A bioMérieux é o seu parceiro de confiança na área da Microbiologia para soluções completas e integradas na gestão do problema da resistência dos antibióticos.
Precisa de mais informação?
A ameaça global que não pode ser ignorada
A bioMérieux apoia a declaração da Aliança Mundial Contra a Resistência aos Antibióticos - World Alliance Against Antibiotic Resistance (WAAAR)
Peso das infeções resistentes aos agentes antimicrobianos Infeções estimadas anualmente: Carga económica estimada:
1) Ameaças à Resistência Antibiótica nos Estados Unidos, CDC 2013 |
Desde a introdução dos antibióticos no início do século XX, houve uma redução das doenças e morte, para benefício da saúde humana e animal. Porém, especialmente devido a uma utilização menos adequada e prescrição abusiva de antibióticos, muitos microrganismos adaptaram-se e tornaram-se resistentes aos antibióticos de 1ª linha e até aos de 2ª linha. Alguns microrganismos multirresistentes, incluindo Enterobacteriaceae (CRE), Campylobacter e Candida, apresentam níveis continuamente crescentes de resistência. Alguns microrganismos já são resistentes ou estão a tornar-se resistentes a virtualmente todos os antibióticos, como as Enterobacteriaceae resistentes aos carbapenemes (CRE) e o Acinetobacter multirresistente. As infeções devido à resistência antimicrobiana representam um grande fardo para os sistemas de cuidados de saúde, cuidados veterinários e sociedade em geral, com um impacto muito amplo desde as produções agrícolas à saúde pública1:
- As opções de tratamento estão indisponíveis ou limitadas; os antibióticos disponíveis podem ser menos eficazes, mais dispendiosos e, por vezes, prejudiciais para os doentes
- Resistência significa um risco de mortalidade mais elevado, períodos de internamento mais longos, recuperação retardada e, por vezes, incapacidade a longo prazo para os doentes
- Os microrganismos resistentes estão por detrás de muitos surtos de infeções associadas aos cuidados de saúde
- A resistência crescente nos seres humanos levou a medidas para restringir o uso de certos antibióticos no campo veterinário, limitando as opções terapêuticas
- Embora o problema dos organismos resistentes aos antimicrobianos seja mais agudo no cenário hospitalar, há uma forte evidência de que a transmissão está a aumentar no seio da comunidade
- Além disso, a resistência antimicrobiana é um problema grave desde o setor da produção animal até nos animais de companhia.
Os peritos em saúde e agências do mundo inteiro concordam: a resistência antimicrobiana é uma ameaça global urgente que não pode ser ignorada. A OMS diz que “é necessária uma ação urgente nas mais altas instâncias políticas, quer em termos globais como nacionais"2. As consequências da inércia são, como referidas pelos CCD, “potencialmente catastróficas”1.
- Ameaças de Resistência a Antibióticos nos Estados Unidos, CCD 2013
- Resistência a Antibióticos – uma ameaça para a segurança da saúde global e uma situação quer requer medidas imediatas, Palestra na Sixty-sixth WHA, maio de 2013
Desafio: Como responder eficazmente?
Os principais culpados Ameaças urgentes
Ameaças graves
Ameaças preocupantes
Ameaças de Resistência a Antibióticos nos Estados Unidos, CCD 2013 |
Na luta contra os microrganismos resistentes , os prestadores de cuidados de saúde, os veterinários e as entidades de saúde pública têm de ter uma abordagem multifacetada: prevenção, tratamento, gestão dos surtos, rastreio e formação. Para garantir que se responde eficazmente a todos os níveis, é preciso um compromisso de todas as partes envolvidas, informações completas e fiáveis e ferramentas relevantes e atempadas.
Prevenção
- Controlo da infeção
- Rastreio e vigilância ativa
- Política de higiene
- Programas de vigilância antimicrobiana
- Controlo ambiental
Tratamento
- Diferenciação entre infeção bacteriana e viral
- Decisões informadas para o uso adequado dos antibióticos
- Testes rápidos
- Identificação fiável das bactérias
- Rastreio da resistência antimicrobiana
- Métodos de rastreio flexíveis para diferentes situações de cuidados de saúde/veterinárias
- Resultados fáceis de ler e de interpretar
Gestão de surtos & rastreio
- Rápida deteção de mecanismos de resistência
- Registo completo de dados epidemiológicos
- Bom fluxo de informação
Formação
- Ação de colaboração a nível local, nacional e internacional
- Educação contínua dos profissionais de saúde
- Formação específica e de fácil acesso em prol do doente
Solução: Soluções globais fáceis de implementar
O ponto comum entre as diversas necessidades para a gestão da resistência antimicrobiana efetiva é a necessidade de soluções globais fáceis de implementar para resultados práticos.
Tanto como pioneira como inovadora na deteção da resistência e testes da sensibilidade, a bioMérieux trabalha de perto com os seus parceiros do ramo dos cuidados de saúde para lhe proporcionar as soluções de que necessita. O nosso objetivo é a flexibilidade para satisfazer as diversas necessidades nos diferentes tipos de laboratório e cenários clínicos. Valorizamos a integração da automatização no laboratório porque proporciona tempos de resolução melhorados e padronização, leituras e interpretações mais fáceis, transmissão de informação mais rápida e melhor registo de dados e gestão. Concebidos e continuamente melhorados através da pesquisa de especialistas e inovação, os nossos instrumentos e reagentes oferecem resultados rápidos, fiáveis e padronizados.
Necessidade |
Solução da bioMérieux |
---|---|
Controlo/Prevenção da Infeção | Intervalo de controlo ambiental |
Identificação | VITEK® 2 VITEK® MS API® |
Teste de sensibilidade antimicrobiana | VITEK® MS VITEK® 2 Advanced Expert System (AES) Etest® |
Confirmação | Etest® |
Rastreio, vigilância ativa e tratamento contínuo | NucliSENS easyQ® chromID® CARBA SMART chromID® MRSA SMART chromID® MRSA/S. aureus biplate chromID® ESBL chromID® VRE VIDAS® B.R.A.H.M.S PCT bioNexia® Strep A bioNexia® Influenza A+B |
Gestão de surtos | NucliSENS easyQ® Diversilab® VIGIguard™ & Myla® |
Proposta de diagnóstico veterinário | AST e Deteção da Resistência |
Formação | Be Smart with Resistance™ |
Solução: Um parceiro em quem pode confiar
A bioMérieux conhece os laboratórios Com mais de 50 anos de experiência a trabalhar com laboratórios de Microbiologia, temos estado do seu lado durante a evolução dos desafios que enfrenta, incluindo o início da resistência antimicrobiana. Os seus desafios são os nossos desafios. |
A bioMérieux não poupa esforços para lhe disponibilizar as melhores soluções, concebidas especificamente para satisfazer os desafios do laboratório impostos pelos organismos resistentes a agentes antimicrobianos. Fomentamos ativamente a colaboração, apoiando as organizações de saúde nacionais e internacionais, os responsáveis políticos, instalações de saúde e diretores laboratoriais e profissionais clínicos de vanguarda. Somos um parceiro de confiança porque a nossa principal motivação é igual à sua: proteger e melhorar a saúde humana no mundo inteiro.
Acreditamos numa abordagem integrada para os desafios de saúde. O nosso estandarte na luta contra organismos resistentes a agentes antimicrobianos é Be S.M.A.R.T. with Resistance™ .™. Juntamente com um portfólio de soluções de Microbiologia para a prevenção, registo e rastreio, as iniciativas Be S.M.A.R.T. incluem informação, formação e eventos relacionados com a ameaça da resistência antimicrobiana. Alguns exemplos:
- O Fórum Mundial sobre Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde e Resistência Antimicrobiana, a 4ª edição decorreu em junho de 2013.
- A participação anual na Semana da Consciencialização para os Antibióticos e no Dia Europeu da Consciencialização para os Antibióticos
- A newsletter de Be S.M.A.R.T. with Resistance™
- Publicações informativas como “Um Guia Prático Para o Controlo Antimicrobiano nos Hospitais” e “Um Guia Prático para a Prevenção das Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde”
- Parceria educacional com importantes associações, como o Observatório Nacional Francês para a Epidemiologia da Resistência Bacteriana aos Antimicrobianos (ONERBA - French National Observatory for Epidemiology of Bacterial Resistance to Antimicrobials).
- Bolsas e prémios para jovens microbiologistas, porque os líderes do futuro nesta área ajudar-nos-ão a melhorar as respostas aos nossos maiores desafios da saúde, como os organismos resistentes aos agentes antimicrobianos.
A bioMérieux apoia a declaração da Aliança Mundial Contra a Resistência aos Antibióticos - World Alliance Against Antibiotic Resistance (WAAAR).