Gestão da Infeção a C. difficile
Clostridium difficile, uma das principais causas das infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS), é classificada como uma “ameaça urgente” no último relatório dos CDC sobre as Ameaças da Resistência aos Antibióticos1. A sua prevalência crescente e os elevados níveis de morbilidade e mortalidade são preocupações graves tanto na vertente da saúde humana como na económica.O tratamento das infeções por C.difficile envolve uma gama completa de medidas que incluem prevenção, diagnóstico, terapêuticas, vigilância, gestão de surtos e epidemiologia. Com a sua solução global, a bioMérieux é o seu parceiro na luta contra o C.difficile.
Precisa de mais informação?
Situação: A atual ameaça “urgente” da C. difficile
Infeções por Clostridium difficile Estimated Infections annually: Estimated economic burden: 1. Antibiotic Resistance Threats in the United States, CDC 2013 |
Outrora, o Clostridium difficile era considerado pouco mais do que um incómodo clínico. Hoje em dia, o C. difficile é uma das bactérias responsáveis pelas infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS) mais problemáticas, sendo responsável por mais de 60% de todos os casos de diarreia associada aos cuidados de saúde2. Na maioria dos casos, o C. difficile é contraída no cenário hospitalar e está associado ao tratamento com antibióticos. A infeção por C. difficile acarreta tratamentos dispendiosos, isolamento dos doentes e hospitalizações mais prolongadas. Além do impacto sobre os próprios doentes, isto significa um pesado fardo económico para os hospitais e sistemas de saúde. Historicamente, o C. difficile apresenta-se em níveis elevados no mundo inteiro, de acordo com os Centers for Disease Control. Estão a surgir estirpes hipervirulentas, estamos a assistir a surtos graves, e a morbilidade e mortalidade estão a subir a ritmos alarmantes¹.
Também há evidência de que a transmissão do C. difficile está a alastrar do cenário hospitalar para a comunidade³. Aliás, o CDC classificou o C. difficile, em 2013, como uma “urgent threat”, o que significa “uma ameaça imediata de saúde pública, que requer uma ação urgente e agressiva”1.
1. Centers for Disease Control and Prevention. ANTIBIOTIC RESISTANCE THREATS nos Estados Unidos, 2013
2. Point Prevalence Survey of Healthcare Associated infections and Antimicrobial use in European acute care hospitals, 2011-2012 – ECDC surveillance report, July 2013
3. Wilcox et al. A case-control study of community-associated Clostridium difficile infection. J Antimicrob Chemother 2008; 62:388-96.
Desafio: Tratar C. difficile da prevenção à tendência epidemiológica
Combater os complexos desafios de saúde da atualidade, como o C. difficile, requer uma abordagem multifacetada. As instituições de saúde, profissionais clínicos, microbiologistas, doentes... Estamos todos envolvidos.
Na bioMérieux, somos os seus parceiros dedicados, trazendo-lhe a nossa longa e duradoura experiência em Microbiologia e as nossas inovadoras soluções laboratoriais, para apoiar as suas ações.
O tratamento da infeção por C. Difficile começa com a prevenção e avança num processo de continuidade que inclui diagnóstico, tratamento/vigilância, gestão de surtos e tendência epidemiológica. O laboratório de Microbiologia é desafiado para proporcionar um diagnóstico rápido e preciso e respostas de vigilância, assim como registos fiáveis para avaliação da tendência. Há um número de necessidades para assegurar melhores respostas aos desafios, em cada fase do tratamento da infeção por C. Difficile:
Necessidades de prevenção/controlo de infeção:
- Procedimentos de limpeza e higiene eficazes
- Controlo antimicrobiano: Terapêuticas adaptadas para serem implementadas no momento certo
- Formação e envolvimento do pessoal de saúde (por exemplo, higiene/lavagem adequada das mãos, utilização de antibióticos, etc.)
- Testes de controlo ambiental eficazes
Necessidades diagnósticas:
- Ferramentas de diagnóstico rápidas, exatas, fáceis de usar e económicas, incluindo instrumentos e reagentes
- Boas diretivas de algoritmo de rastreio
- Consciencialização crescente
Necessidades da gestão de surtos:
- Ferramentas de genotipagem rápidas e fáceis, para a genotipagem da estirpe de C. difficile e gestão do surto
- Tratamento de dados fiável, para otimizar o fluxo de informações
Necessidades epidemiológicas:
- Recolha de dados precisa, completa e de fácil acesso e notificação para seguir as tendências
- Bom fluxo de informação entre regiões
A boa notícia… é que é possívelNo Reino Unido, as taxas de infeção por C. difficile têm vindo a diminuir desde 2007. Isto pode ser atribuído a diversos factores, incluindo
|
Solução: meios exatos, flexíveis e acessíveis para responder ao desafio da C. difficile
A bioMérieux tem estado na linha da frente da luta contra o C. difficile desde o início. Não só estamos atentos às suas necessidades, como adotamos uma abordagem global para satisfazê-las, com instrumentos e reagentes necessários para apoiar a investigação e a tomada de decisões, para o tratamento da infeção por C. difficile. Com um elevado nível de automatização integrada, os nossos instrumentos são desenvolvidos para proporcionar uma utilização fácil, fiável e que proporcione rastreabilidade. Além disso, a nossa gama é flexível e acessível... para se adequar a diversos tipos e tamanhos de laboratórios e diferentes necessidades de tratamento.
Requisito |
Solução da bioMérieux |
---|---|
Controlo de infeção | Gama de testes de superfícies Count-Tact® |
Rastreio | VIDAS® GDH |
Deteção de toxinas | VIDAS® C. difficile Toxin A&B |
Cultura | chromID® C. difficile agar Clostridium difficile agar |
Identificação | VITEK® 2 ANC card API® 20A rapid ID 32 A |
Testes de sensibilidade | ATB™ ANA2 Etest® |
Tipagem de estirpes | DiversiLab® C. difficile |
“ VIDAS® Clostridium difficile GDH é um teste automatizado,
que permite uma interpretação mais fácil e a rastreabilidade de resultados”
CComparison of the VIDAS® C. difficile GDH and the GDH componente of the C. diff Quik Chek Complete
for detection of Clostridium difficile in stools.
C. Eckert, et. al. (Paris, FR)ECSMID: 29.04.2013
Solução: Novas diretivas de algoritmo de rastreio
As novas diretivas de algoritmo de rastreio de C. difficile recomendam o uso de um protocolo de dois passos começando com um teste de imunoensaio da enzima GDH (EIA), seguido por um teste EIA, de toxina sensível, para confirmar os resultados positivos e, finalmente, um teste de cultura para determinar a sensibilidade. Embora este protocolo de rastreio forneça resultados semelhantes à cultura de “referência" + teste da toxina, reduz os custos e poupa tempo.
Selected guidelines A Guide for the utilization of hte microbiology laboratory for diagnosis of infections diseases: 2013 recommendations. Guide to Preventing Clostridium difficile Infections. Updated guidance on the diagnosis and reporting of Clostridium difficile. |
VIDAS® GDH & VIDAS® CD A&B
A implementação eficaz das novas diretivas de dois passos exige instrumentos e reagentes de vanguarda. A VIDAS® C. difficile solution,da bioMérieux, combinando VIDAS® GDH e VIDAS® CD A&B, proporciona uma solução inteligente. Eis como:
- Automatizado e fácil de usar:
- a família do imunoanalisador VIDAS® é reconhecida no mundo inteiro pela sua flexibilidade, fácil utilização e adaptação perfeita ao fluxo de trabalho laboratorial
- Económica:
- Reduz os testes desnecessários
- Formato de teste único, adaptado a um volume de testes baixo ou alto, para surtos esporádicos ou epidemias
- Acompanhamento das tendências epidemiológicas: mantém um registo de todas as amostras processadas
chromID® C. difficile
Para o teste de cultura chromID® C. difficile da bioMérieux, proporciona uma identificação clara em apenas 24 horas1,2, até 30% mais sensível do que os meios convencionais². Utilizando um substrato cromogénico patenteado e uma mistura de antibióticos, o meio é altamente seletivo. Os resultados são extremamente fáceis de ler, com colónias cinzentas escuras/pretas que contrastam claramente com uma gelose pálida
-
Boseiwaqa LV, et. al. Comparison of ChromID C. difficile agar and cycloserine-cefoxitin-fructose agar for the recovery of Clostridium difficile. Pathology. 2013 Aug;45(5):495-500. doi: 10.1097/PAT.0b013e3283632680.
-
Perry D. J. et al. Evaluation of a Chromogenic Culture Medium for isolation of Clostridium difficile within 24 hours. Journal of Clinical Microbiology– 2010; 48:3852-3858.
C. difficile é um problema de saúde pública urgente – estamos empenhados em ajudar a resolvê-lo
A bioMérieux conhece os laboratórios Com mais de 50 anos de experiência a trabalhar com laboratórios de Microbiologia, temos estado ao seu lado durante a evolução dos desafios que os laboratórios enfrentam no mundo inteiro, incluindo a ameaça C. difficile.. |
Os avanços são necessários a todos os níveis (médico, científico, público, político, etc.) para assegurar uma melhoria contínua no tratamento das infeções por C. difficile. Além da nossa abordagem abrangente ao diagnóstico do C. difficile, a bioMérieux contribui através de iniciativas científicas e educativas como estas:
- O Fórum Mundial sobre Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde e Resistência Antimicrobiana, organizado pela bioMérieux, junta mais de 70 líderes internacionais neste campo para discutir e traçar novas estratégias para responder aos desafios das IACS/Resistência. A 4th edição deste evento único realizou-se em junho de 2013..
- As nossas atividades para a Semana de Consciencialização sobre os Antibióticos em novembro de 2013 incluíram a publicação de um Guia Prático para a Gestão Antimicrobiana nos Hospitais (Antimicrobial Stewardship in Hospitals).
- As nossas publicações informativas incluem Infeções por Clostridium Difficile - do Diagnóstico à Gestão do Surto e Um Guia Prático para a Prevenção das Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde
- As nossas soluções Be S.M.A.R.T. with Resistance™ para gerir a ameaça da resistência antimicrobiana, incluindo informação, educação e eventos.
- Desenvolvemos parcerias educativas com associações proeminentes, como o Observatório Nacional Francês para a Epidemiologia da Resistência Bacteriana aos Antimicrobianos (ONERBA).
Apoiamos jovens microbiologistas através de bolsas e prémios, sabendo que os líderes do futuro, neste campo, ajudar-nos-ão a melhorar as respostas aos nossos maiores desafios dos cuidados de saúde.