A bioMérieux anuncia a expansão da marcação CE do seu teste de diagnóstico de biologia molecular ARGENE® SARS-CoV-2 para incluir amostras de saliva.

17 Novembro, 2020

Marcy l’Etoile, França – 16 de novembro de 2020 – A bioMérieux, pioneira mundial na área de diagnóstico in vitro, anunciou a expansão da sua gama ARGENE® para a deteção de SARS-CoV-2. Como complemento às amostras de esfregaços nasofaríngeos com zaragatoa, o teste de PCR em tempo real singleplex SARS-CoV-2 R-GENE® pode agora ser utilizado com saliva em amostras de zaragatoa orofaríngea (garganta) para a deteção do vírus que causa a COVID-19. Este avanço ajuda a otimizar o fluxo de trabalho do laboratório.

O teste de marcação CE SARS-CoV-2 R-GENE® cobre os três tipos de amostras mencionadas acima. Permitindo, assim, à bioMérieux responder à recomendação proveniente da French National Authority for Health (HAS) de 18 de setembro de 2020, que encoraja a utilização preferencial de zaragatoas de saliva para testar pessoas sintomáticas para as quais é difícil ou impossível utilizar zaragatoas nasofaríngeas.

“Fiel ao seu compromisso para combater a pandemia da COVID-19, a bioMérieux teve em consideração as necessidades dos laboratórios. Expandir a utilização do teste molecular ARGENE® de modo a incluir as amostras de zaragatoas de saliva, tornará o teste mais adaptado para muitos pacientes, e facilitará a sua realização,” declarou François Lacoste, Executive Vice President, R&D.

A expansão de marcação CE para incluir saliva e amostras de zaragatoas orofaríngeas já foi submetida à Agência Nacional Francesa de Medicina e Segurança de Produtos de Saúde (ANSM).Este novo tipo de amostra é agora mencionado na lista de testes autorizados pela French Directorate General of Health.

Além disso, a empresa irá lançar em breve um teste de alto desempenho para a deteção simultânea (multiplex) dos vírus  influenza A e B e SARS-CoV-2, incluindo um controlo celular para verificar a qualidade da amostra.Este teste estará disponível na Europa e nos países que reconhecem a marcação CE. O novo teste fará parte do mesmo kit de testes para a deteção de outros dois agentes patogénicos que circulam frequentemente nos meses de inverno - o RSV (vírus sincicial respiratório humano) e HMPV (metapneumovírus humano).

Acerca do teste ARGENE® SARS-COV-2 R-GENE®
Tal como para os outros testes da gama ARGENE®, o teste SARS-COV-2 R-GENE® é um teste aberto, o que significa que pode ser efetuado por qualquer laboratório que utilize a tecnologia PCR na maioria das plataformas comercialmente disponíveis de amplificação e extração de ácidos nucleicos. Os resultados são fornecidos em 4 a 5 horas, e pode ser processado simultaneamente um vasto número de amostras de pacientes. A gama completa ARGENE® para a deteção de SARS-CoV-2 é produzida em França nas instalações da bioMérieux em Verniolle (Ariège).

Descarregar
Pioneering diagnostics