A bioMérieux está ativamente empenhada na luta contra o novo Coronavírus
03 Março, 2020Fiéis ao compromisso da bioMérieux na luta contra as doenças infeciosas, as nossas equipas de investigação estão atualmente a trabalhar de forma árdua para desenvolver testes de diagnóstico para a deteção do vírus SARS-CoV-2 que causa a infeção COVID-19.
Com o surto do novo coronavírus a espalhar-se rapidamente pelo mundo, o controlo e a prevenção da infeção através de testes de diagnóstico tornaram-se cruciais. Dada a urgência da situação, optámos por desenvolver dois testes de diagnóstico específicos complementares para SARS-CoV-2 dentro das nossas soluções de PCR manuais e automatizadas.
- Um teste de PCR em tempo real na nossa gama de produtos ARGENE® que pode ser utilizado num vasto número de pacientes. É manual e pode ser efetuado por qualquer laboratório clínico que utilize a tecnologia de PCR, processada na maioria dos sistemas de PCR em tempo real no mercado e fornece resultados em 3 a 4 horas.
- Irá permitir a deteção específica de SARS-CoV-2 em 2 alvos distintos: a Nucleoproteína N e o ARN polimerase dependente de ARN (RdRp).
- Uma segunda PCR detetará genericamente o vírus tipo SARS (incluindo SARS, CoV-2, MERS, SARS-CoV).
- O kit também irá incluir um controlo interno para assegurar a qualidade de todo o processo e um controlo celular para garantir a qualidade da amostra inicial.
- Um teste de RT-PCR nas nossas plataformas BIOFIRE FILMARRAY 2.0 e TORCH que podem ser utilizadas para diagnóstico individual ou para um paciente em contexto de urgência. Este tipo de teste é fácil de utilizar e pode ser realizado por técnicos especializados que receberam a formação mínima para utilizar o equipamento. É completamente automatizado e os resultados são fornecidos em, aproximadamente, uma hora. Está a ser desenvolvido através de um contrato do Departamento de Defesa dos EUA.
Dada a situação atual, ambos os testes estão em desenvolvimento acelerado. O prazo para o lançamento do teste RUO (Research Use Only) da ARGENE® está planeado para meados do mês de Março deste ano. O prazo para o lançamento do teste da BIOFIRE® depende do seu desenvolvimento e da aprovação por parte das entidades regulamentares, e prevê-se para o final de Março.
O desenvolvimento de ambos os testes irá ao encontro dos padrões de qualidade mais estritos que se aplicam a todos os testes da bioMérieux. Estes testes, em seguida, são submetidos para aprovação pelas entidades regulamentares, consoante a epidemiologia e o estado atual do surto.
A bioMérieux também conta com os painéis de Pneumonia e respiratórios da BIOFIRE® para detetar outras causas de infeções respiratórias que, com maior frequência, causam este tipo de infeções e ajudar na monitorização destes pacientes, proporcionando um resultado fiável e rápido, permitindo aos clínicos tomar decisões que, neste momento, são críticas.
Para conhecer o estado do surto do coronavírus a nível mundial, clique aqui.
Sobre o SARS-CoV-2
Em Dezembro de 2019, ocorreu um surto de pneumonia e infeção respiratória aguda na cidade de Wuhan (província de Hubei, na China), determinou-se rapidamente que era causado por um novo coronavírus, o mesmo foi denominado como SARS-CoV-2 e a doença por COVID-19. Desde então, o vírus propagou-se em todas as províncias da China continental, bem como noutros 76 países e regiões, com 93.090 casos confirmados e um total de 2984 falecidos a 4 de Março, segundo informação da OMS. Em Portugal há 9 casos confirmados, sem nenhuma morte.
Sobre a bioMérieux
Fundada em 1963, a bioMérieux é a empresa líder mundial em diagnóstico in vitro e microbiologia industrial, áreas em que há mais de 50 anos trabalha para melhorar a saúde pública. Tem 42 filiais através do mundo e distribui mais de 150 países através da sua grande rede de distribuição. A bioMérieux proporciona soluções globais para o laboratório de microbiologia que permitem proporcionar ao consumidor produtos de qualidade e completamente seguros.
Para saber mais sobre a bioMérieux, pode visitar www.biomerieux.pt, para obter informações sobre as ações da bioMérieux no desenvolvimento de métodos de deteção SARS-CoV-2, pode consultar aqui.