A bioMérieux e a Universidade da Antuérpia concederam bolsas de estudo a três profissionais de saúde pelo seu empenho, de modo a melhorar a utilização da antibioterapia e combater a resistência antimicrobiana

23 Abril, 2018

Marcy l'Étoile (França) – Antuérpia (Bélgica) – 23 de Abril de 2018 – A bioMérieux, ator mundial na área do diagnóstico in vitro, e o Laboratório de Microbiologia Clínica da Universidade da Antuérpia concederam três bolsas científicas no âmbito da  Global Point Prevalence Survey (GLOBAL-PPS)[1], um estudo sobre a utilização da antibioterapia e a resistência antimicrobiana (AMR) nos hospitais do mundo inteiro. Esta distinção permitiu a três profissionais de saúde, que fizeram parte do GLOBAL-PPS, passarem duas semanas a trabalhar com a equipa da Universidade da Antuérpia encarregue de coordenar o estudo. Esta experiência conjunta teve como objetivo ajudá-los a implementar planos de ação nos seus respetivos hospitais para melhorar as práticas e incentivar a utilização apropriada de antibióticos com o intuito de combater os MMR (microrganismos multiresistentes), baseada nos resultados de 2017 do GLOBAL-PPS. Também irão escrever manuscritos científicos baseados nos resultados do inquérito e irão desenvolver ferramentas educacionais para ajudar outros Global-PPS. 

Os beneficiários das bolsas, Dr. Mari Rose A. De Los Reyes (Filipinas), Ana Paula Matos Porto (Brasil) e Aalaa Afdal (Egipto), foram escolhidos pelos seus conhecimentos na área das doenças infecciosas e antibióticos. Destacaram-se através das suas ações para promover programas de modo a melhorar a utilização de antibióticos nos hospitais e combater a resistência antimicrobiana.

As principais conclusões do GLOBAL-PPS demonstraram que mais de um em cada três pacientes hospitalizados receberam antibioterapia, havendo grandes variações entre hospitais e países, e que o teste de diagnóstico é utilizado para sustentar a prescrição em apenas 22% dos casos, mesmo sabendo do papel decisivo que o diagnóstico desempenha na garantia da correta utilização de tais medicamentos.[2] Estes dados ajudam a melhorar a qualidade da prescrição de antibioterapia, particularmente em países de baixos e de médios rendimentos,”explicou Herman Goossens, Universidade da Antuérpia, Bélgica e o líder do projeto do GLOBAL-PPS.

Um inquérito com uma extensão sem precedentes, o GLOBAL-PPS permite a monitorização mundial da prescrição de antibioterapia e resistência bacteriana a tratamentos com antibióticos. As conclusões iniciais deste estudo, que foram lançadas em 2015, desencadearam um grande interesse e foram publicadas a 19 de Abril de 2018 no jornal científico The Lancet Global Health, num artigo escrito em conjunto pela equipa de coordenação da Universidade da Antuérpia, pelos participantes da GLOBAL-PPS e pelos profissionais clínicos da bioMérieux.[3]

O Global-PPS foi conduzido novamente em 2017. Esta segunda edição do estudo examinou 400 hospitais em 51 países e recolheu dados respeitantes a mais de 100,000 pacientes. Os resultados do estudo foram alvo de 22 posters, apresentados no ECCMID 2018. Tendo em conta a importância desta informação para efetuar mudanças benéficas nas práticas hospitalares, o GLOBAL-PPS irá a partir de agora, repetir-se, anualmente.

A resistência antimicrobiana tornou-se uma importante ameaça global. Fiel ao seu compromisso em servir a saúde pública a nível mundial, a bioMérieux desenvolve um diagnóstico inovador e soluções para reduzir a propagação de bactérias resistentes através da utilização otimizada de antibióticos,” declarou Mark Miller, Vice Presidente Executivo, Diretor Médico Executivo da bioMérieux. “A empresa acredita na importância da educação científica e clínica, especialmente no que diz respeito aos MMR. Assim, estamos muito orgulhosos em apoiar iniciativas como o GLOBAL-PPS e as bolsas de estudo com este relacionadas. Esta iniciativa disponibiliza aos hospitais, do mundo inteiro, informação sobre o consumo de antibióticos e a percentagem de resistência, fatores determinantes para a curva da resistência antimicrobiana.


[1] bioMérieux is the exclusive sponsor of the Global Point Prevalence Survey. The Company funds the survey but plays no role in the study design, selection, analysis and interpretation of data nor in drafting the report. The data, which are strictly confidential, are stored anonymously at the Coordination Center of the University of Antwerp. 

 

Descarregar
Pioneering diagnostics