Parceria da bioMérieux e da Banyan Biomarkers para Desenvolver, Validar e colocar no Mercado bioamarcadores de análises de sangue para traumatismo cranioencefálico
19 Janeiro, 2017Marcy l’Etoile (França) & San Diego (EUA) - 19 de janeiro de 2017 (6am GMT) – A bioMérieux, ator mundial na área do diagnóstico in vitro e Banyan Biomarkers, uma empresa de biomarcadores inovadora que desenvolve análises de sangue para o diagnóstico de traumatismo cranioencefálico (TBI), anunciaram hoje que iniciaram uma parceria. Segundo os termos do acordo, a bioMérieux contribuiu com uma participação de capital de, aproximadamente, $7 milhões para a Banyan Biomarkers e obteve os direitos para comercializar os testes da propriedade de Banyan no mundo inteiro para utilização em diagnóstico in vitro, com direitos preferenciais para a sua gama de imunoensaio VIDAS®. Adicionalmente, as duas empresas irão continuar a explorar oportunidades de co-desenvolvimento na área de TBI e dos cuidados intensivos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, há a estimativa de 10 milhões de pessoas afetadas anualmente por TBI. Os custos decorrentes da mortalidade e morbilidade que esta condição impõe na sociedade, torna a TBI uma ameaça à saúde pública urgente, um problema clínico e um fardo nos custos com os cuidados de saúde. O US Center for Disease Control calcula que existem mais de 2,5 milhões de admissões na urgência nos EUA como um resultado de TBI e um encargo económico de mais de $75 biliões por ano no sistema de cuidados de saúde1. Tem havido um aumento significativo de sensibilização para a TBI ao longo dos últimos anos, mas o diagnóstico ainda é efetuado utilizando avaliações cognitivas e TAC, que são dispendiosos, morosos, e com sensibilidade limitada. Os biomarcadores da Banyan têm o potencial para objetivamente diagnosticar a TBI com um simples teste de sangue e para ajudar a evitar a desnecessária exposição do paciente à radiação ionizante perigosa.
A combinação dos biomarcadores inovadores da Banyan’s com a posição de liderança em IVD da bioMérieux nos cuidados intensivos e o seu historial comercial global, ambas as empresas visam trazer aos clínicos o primeiro teste de sangue para TBI aprovado pela FDA.
“Temos estado especialmente impressionados pela qualidade da equipa na Banyan Biomarkers, pelo rigor do seu trabalho e pelos dados promissores,” declarou Francois Lacoste, Vice Presidente Corporate, Unidade Clínica da bioMérieux. “Esta parceria com Banyan Biomarkers ilustra o nosso empenho em proporcionar soluções de diagnóstico de vanguarda de elevado valor clínico aos médicos e ajuda-os a melhorar os cuidados com os pacientes e a reduzir as despesas com os cuidados de saúde.”
“O brilhante percurso da bioMérieux, a excelência científica, a forte presença no mercado, a cultura de crescimento e inovação são razões pelas quais estamos muito otimistas acerca da nossa capacidade para em conjunto transformar o diagnóstico global da TBI com o nosso teste biomarcador na gama de aparelhos VIDAS®,” declarou Hank Nordhoff, Diretor da Banyan Biomarkers.
1 CDC https://www.cdc.gov/traumaticbraininjury/severe.html
ACERCA DA BANYAN BIOMARKERS
A Banyan Biomarkers, Inc. está a desenvolver um teste de sangue que pode ser usado por médicos e prestadores de cuidados de saúde para rápida e objetivamente detetar a presença de TBI ligeira, também conhecida por concussões, e melhorar a gestão clínica de pacientes com traumatismo cranioencefálico. A empresa de análises utiliza dois biomarcadores de proteína específicos do cérebro (Banyan UCH-L1™ e Banyan GFAP™) que rapidamente aparecem no sangue após um traumatismo craniano. Para saber mais sobre a Banyan Biomarkers, visite www.banyanbio.com.
ACERCA DA BIOMÉRIEUX
Pioneering Diagnostics
Ator mundial na área de diagnóstico in vitro há mais de 50 anos, a bioMérieux está presente em mais de 150 países através de 42 filiais e uma vasta rede de distribuidores. Em 2016, as receitas atingiram €2,103 milhões, com 90% de vendas fora de França.
A bioMérieux fornece soluções de diagnóstico (reagentes, aparelhos, software) que determinam a orgiem da doença e da contaminação para melhorar a saúde dos pacientes e garantir a segurança do consumidor. Os seus produtos são principalmente utilizados para o diagnóstico das doenças infecciosas. Também são utilizados para detetar microrganismos em produtos agro-alimentares, farmacêuticos e cosméticos.
bioMérieux está cotada na Euronext Paris stock market
(Símbolo: BIM/Reuters: BIOX.PA/Bloomberg: BIM.FP – ISIN: FR0010096479).
Website Corporate: www.biomerieux.com Website Investidores: www.biomerieux-finance.com