A bioMérieux submete o painel BIOFIRE® BCID2 melhorado para aprovação da FDA
14 Janeiro, 2020A bioMérieux, ator mundial na área do diagnóstico in vitro, anuncia que a BioFire Diagnostics, sua filial em biologia molecular, submeteu o Painel BIOFIRE® Blood Culture Identification 2 (BCID2) à Food and Drug Administration para aprovação 510(k). O Painel BIOFIRE® BCID2 inclui vários agentes patogénicos, numa lista mais alargada de genes de resistência antimicrobiana, e muitos alvos revistos em comparação com o Painel existente BIOFIRE® BCID.
Randy Rasmussen, CEO da BioFire Diagnostics e Vice-Presidente Executivo de Biologia Molecular da bioMérieux declarou: “A identificação rápida das infeções da corrente sanguínea e a deteção de genes de resistência antimicrobiana são mais importantes do que nunca para os hospitais e seus pacientes. O nosso painel alargado e abordagem sindrómica significam que um único teste alargado permite a deteção dos agentes patogénicos relevantes clinicamente mais comuns e os seus respetivos perfis de resistência, o que permite um tratamento mais específico e efetivo.”
O Painel BIOFIRE® BCID existente, disponível desde 2013, juntamente com o portfolio BIOFIRE® de testes sindrómicos, têm alterado o fluxo de trabalho do laboratório e a gestão dos pacientes em múltiplos estados da doença. A nova geração do Painel BIOFIRE® BCID inclui 26 bactérias, 7 leveduras e 10 genes de resistência antimicrobiana. Estes englobam agentes patogénicos emergentes, como Candida auris, bem como novos alvos para identificar com mais precisão os Staphylococcus aureus resistentes à meticilina (MRSA) e outros microrganismos resistentes. A amplitude e desempenho melhorados e o desempenho do painel de BCID2 ajudam a reforçar a liderança de BIOFIRE® no diagnóstico das infeções da corrente sanguínea.
O Painel BIOFIRE® BCID2 é compatível com os sistemas FILMARRAY® 2.0 e FILMARRAY® TORCH. A bioMérieux tenciona continuar a registar o Painel BIOFIRE® BCID2 noutras partes do mundo.
Acerca da PLATAFORMA BIOFIRE® FILMARRAY®:
O Sistema BIOFIRE® FILMARRAY® é um sistema de PCR multiplex aprovado pela FDA e com marcação CE-IVD que integra a preparação, amplificação e deteção de amostras num sistema fechado. Um teste BIOFIRE® FILMARRAY® necessita apenas de dois minutos de manipulação e tem um tempo de execução máximo de cerca de 45 a 75 minutos, consoante o painel.
A gama BIOFIRE® FILMARRAY® tem o maior menu de agentes patogénicos de doenças infecciosas comercialmente disponível, composto por:
- Painel BIOFIRE® Respiratory (RP, RP2 e RP2plus), que identifica entre 20 e 22 vírus respiratórios e bactérias, efetuado diretamente em zaragatoas nasofaríngeas em meios de transporte.
- Painel BIOFIRE® RP EZ, que identifica 11 agentes patogénicos virais e 3 bacterianos associados a infeções respiratórias. Com aprovação da FDA e dispensado pela CLIA, para utilização apenas nos EUA.
- Painel BIOFIRE® Pneumonia (PN) e Pneumonia plus (PNplus), que identifica 33 a 34 alvos (18 bactérias, 8 a 9 vírus, 7 genes resistentes a antibióticos) em expetoração (incluindo aspirados endotraqueais) e lavagens broncoalveolares (incluindo mini-BAL). 15 dos alvos bacterianos são reportados com informação semi-quantitativa acerca da abundância do microrganismo numa determinada amostra.
- Painel BIOFIRE® Blood Culture Identification (BCID), que identifica 27 das causas mais comuns das infeções da corrente sanguínea e resistências antimicrobianas associadas diretamente a partir de hemocultura positiva.
- Painel BIOFIRE® Gastrointestinal (GI), que identifica 22 das causas mais comuns, virais, bacterianas e parasitárias da diarreia infecciosa diretamente a partir de amostras de fezes em meio de transporte Cary Blair.
- Painel BIOFIRE® Meningitis/Encephalitis (ME), que identifica 14 bactérias, vírus e fungos que causam meningite e encefalite diretamente a partir de líquido cefalorraquidiano.
A 30 de Setembro de 2019, o número de sistemas BIOFIRE® FILMARRAY® instalados a nível mundial já era de 9,800.