A bioMérieux anuncia a marcação CE dos testes VIDAS® para o diagnóstico do vírus de Chikungunya
13 Maio, 2022Marcy-l'Étoile, França – 13 de maio de 2022 – A bioMérieux, ator mundial na área de diagnóstico in vitro, anuncia a marcação CE dos seus testes automatizados para o diagnóstico da infeção pelo vírus Chikungunya (CHIKV) nos aparelhos de imunoensaio da gama VIDAS®.
O vírus Chikungunya é transmitido ao ser humano por certos mosquitos. Devido à propagação significativa destes mosquitos em todo o mundo, esta infeção que, inicialmente, estava presente apenas em regiões tropicais, tem agora sido descrita e pode ser adquirida localmente em muitos países, incluindo recentemente em climas temperados como a América do Norte e a Europa.
VIDAS® Anti-CHIKUNGUNYA IgM e Anti-CHIKUNGUNYA IgG são novos testes automatizados destinados a ajudar no diagnóstico da infeção pelo vírus Chikungunya
Estes testes serológicos, como recomendado pelas diretrizes internacionais (1-3), permitem detetar a infeção por Chikungunya durante a fase aguda e na fase crónica. O seu desenvolvimento baseou-se em métodos e tecnologias do Centro de Investigação de Vacinas (VRC) do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infeciosas (NIAID).
Efetuados nas plataformas da família VIDAS®, os testes VIDAS® Anti-CHIKUNGUNYA IgM e IgG fornecem resultados fiáveis com melhor rastreabilidade do que os métodos manuais existentes. O seu desempenho e precisão permitem a diferenciação deste diagnóstico de outras síndromes febris semelhantes causadas por infeções como dengue ou malária.
Com base no conceito de teste de amostra única e no sistema “Load & Go”, os testes VIDAS® Anti-CHIKUNGUNYA IgM e IgG são fáceis de utilizar e acessíveis a todos os laboratórios. Capitalizando a experiência da bioMérieux em doenças infeciosas, estes ensaios serológicos permitem obter resultados precisos sem zona equívoca e uma interpretação objetiva.
“Este novo painel VIDAS® CHIKUNGUNYA vem complementar a solução VIDAS® DENGUE lançada o ano passado. A nossa oferta de imunoensaios contra doenças de transmissão vetorial ajuda a alargar o acesso a testes de diagnóstico automatizados importantes do ponto de vista médico em países de baixo e médio rendimento. A grande base instalada VIDAS® nestes países permite uma rápida e ampla disponibilidade destes testes”
Pierre Boulud, Diretor de Operações Clínicas da bioMérieux